Seminário apresenta novas soluções para o meio ambiente e a geração de trabalho e renda
Publicado em:Evento foi mediado pelo vereador Leonardo Giordano
Na última terça-feira, 30 de setembro, Niterói recebeu o Seminário de Cultura e Sustentabilidade, que além de apresentar propostas inovadoras para o meio ambiente e a geração de renda e trabalho, homenageou personalidades que fortalecem as causas ambientais. Dentre elas, o deputado estadual Carlos Minc, que foi ministro de Meio Ambiente do Governo Lula, o Vice-prefeito de Niterói Axel Grael, Engenheiro Florestal e Ambientalista, a Desembargadora Maria Collares, presidente do Fórum Permanente de Direito Ambiental e o advogado Wadih Damous, defensor dos direitos humanos. Mediado pelo vereador Leonardo Giordano, que tem diversas leis aprovadas para proteger o meio ambiente, o evento lotou o auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), registrando a participação de mais de 230 pessoas.
O deputado estadual Carlos Minc, que tem 148 leis aprovadas em defesa dos direitos e da natureza, defendeu uma mudança de paradigmas para as questões de meio ambiente e sustentabilidade. “A visão superficial que trata meio ambiente como um luxo de uma determinada faixa da classe média está defasada. O tema pode e deve entrar nas classes populares, convertendo-se numa saída profissional significativa para essa população”. Minc destacou o Projeto Fábrica Verde, que promove inclusão social e qualificação profissional através da transformação de lixo eletrônico em inclusão digital. A iniciativa já capacitou mais de mil pessoas das comunidades do Alemão e da Rocinha, no Rio de Janeiro.
O presidente da Cooperativa Óleo pelo Salgueiro, em São Gonçalo, Adeir Albino da Silva, o “Nem, falou sobre o fim dos lixões e a expectativa dos catadores. “O tratamento e reaproveitamento de óleo de cozinha beneficia toda a comunidade com geração de trabalho e renda e a recuperação da auto-estima da população”.
O vereador Giordano luta pela regularização do trabalho de catadores de matérias recicláveis em Niterói através de um projeto de lei que prevê, além da garantia de direitos trabalhistas, a capacitação profissional através da educação ambiental. “É um projeto que reconhece e institucionaliza a função, transfere dignidade e incentiva a sustentabilidade”, explica.
De antiga militância no setor ambiental, Maria Collares, conhecida como a “desembargadora verde” apresentou a palestra “A crise da água: vamos morrer de sede?” e destacou projetos dos quais participa, como o de reflorestamento da juçara, uma planta específica da mata atlântica ameaçada de extinção.
Wadih Damous, que foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro entre 2007 e 2012, reformulou a Comissão de Direito Ambiental, hoje de excelência no âmbito do sistema nacional da OAB. “Ter um meio ambiente equilibrado e auto-sustentável diz respeito à sobrevivência e aos direitos humanos. O desequilíbrio ambiental é mais nocivo à pobreza, pois são os pobres quem mais sofrem com a ignorância, a atividade predatória e o capitalismo selvagem, que desmata e polui”, ressaltou Wadih.
Também foram homenageados a reitora da Universo Marlene Salgado de Oliveira, o desembargador Nagib Slaibi Filho, os biólogos Paulo Bidegain, Alba Simon e Fernando Matias, os professores Elson Antonio do Nascimento, Sergio Assis Lima, Rogério Carlos Pedrosa Travassos, Marta Cecília Tapia Reyes e Sídio Werdes Souza Machado, uma das fundadoras do Instituto Baía de Guanabara Dora Hees de Negreiros, o promotor de justiça Dr. Augusto Vianna Lopes, os pescadores artesanais Jorge Nunes (Seu Chico) e Jairo Augusto da Silva e o secretário de meio ambiente de Maricá Tiago de Paula da Silva Pessôa.
O evento foi encerrado com o desfile de moda sustentável “Do luxo para a passarela”. Crianças e adolescentes das comunidades do Viçoso Jardim, Morro do Estado e Salgueiro (SG) apresentaram vestidos, bolsas e bijuterias confeccionadas com materiais recicláveis feitos por artesãos. Para o vereador Leonardo Giordano, o seminário contribuiu para a disseminação de olhares plurais sobre o meio ambiente. “Foi uma excelente oportunidade de resgatarmos um dos temas mais importantes da atualidade. As soluções inovadoras de diversas áreas do conhecimento humano colocam a pauta ambiental no dia a dia das cidades, dos estados e do país”.