Notícias

Salão Nobre do Teatro Municipal tem novo nome: Eunice Linton

Publicado em:

Iniciativa surgiu a partir da Indicação Legislativa 653/2014, de Leonardo Giordano

Resgatar a memória é uma das prerrogativas mais caras da história cultural de uma cidade. Em Niterói, não é diferente. Procurado por um grupo de antigas alunas de ballet do Teatro Municipal João Caetano, do Centro, o mandato do vereador Leonardo Giordano (PT) foi escolhido para dar a sua contribuição na homenagem póstuma a Eunice Linton, bailarina e mestra pioneira no ensino do ballet aqui no nosso município. Na noite de ontem, Giordano e as decanas da dança da cidade reinauguraram o Salão Nobre Eunice Linton, daquele Teatro. Abraçada pelo nosso prefeito Rodrigo Neves, a ideia surgiu a partir da Indicação Legislativa 653/2014, do parlamentar niteroiense.

“Fico feliz de ter podido ajudar a preservar a memória de um nome pioneiro da história cultural de Niterói. Agradeço à diretora geral do Teatro Municipal, a Marilda Ormy, que tem feito um belíssimo trabalho aqui e, mais uma vez, a vocês, dançarinas da cidade, que influenciam e decidem sobre as suas próprias memórias históricas. Cumprimento e agradeço, também, ao prefeito Rodrigo, sempre sensível às causas da cultura de nossa cidade” – ressaltou o vereador.

A mudança de nome do Salão Nobre do Teatro Municipal, homenageando Eunice Linton, era esperada há mais de 20 anos pelas bailarinas da cidade. É o que destaca Helena Chaves Damásio, dançarina que “morava mais no salão do teatro que na própria casa”.

“Eu e várias amigas sonhávamos com este evento. É uma homenagem mais do que justa para a pioneira do ballet de Niterói. Esta iniciativa do Leonardo representa muito para nós” – comemorou Helena.

Ilnea Pais de Miranda destaca que, mesmo aposentada, ninguém deixa de ser bailarina. Segundo ela, o ato singelo de rememorar Eunice Lindon credencia o Salão Nobre para todas as formas de expressão artística de Niterói.

Exposição

Localizada no vão de entrada do espaço que antecede a escadaria de acesso ao Salão Nobre, há uma pequena exposição de fotos e textos, contando a história de Eunice.

O evento que renomeou o salão contou ainda com a apresentação da pianista Antonieta Abrunhosa, que começou a tocar nos espetáculos de Eunice Linton em 1942.

Quem foi Eunice Linton

Eunice May Linton nasceu em 11 de setembro de 1920 na cidade do Recife, Pernambuco, e veio morar em Niterói em 1927, onde viveu até quase o seu falecimento, em 1969.

Estudou no British School, em Icaraí, e tinha aulas de ballet com Klara Karte, no Rio de Janeiro, sendo sua adjunta aos 14 anos. Lecionou ginástica rítmica no Colégio Bittencourt Silva e em 1942 iniciava seu curso de ballet em Niterói, dando aulas no Rio Cricket.

Mais informações sobre o Salão Nobre podem ser obtidas em http://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=148

A foto que ilustra esta matéria é de Guilherme Junior (TMJC).

COMPARTILHAR: