Niterói será a primeira cidade a reconhecer a moda através de lei
Publicado em:Iniciativa do mandato do vereador Leonardo Giordano, Projeto de Lei que institui a Semana de Valorização da Moda será apresentado amanhã (10) às 14h
No próximo dia 10 de setembro, 5ª feira, às 14h, o vereador Leonardo Giordano (PT) apresenta, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 160/2015, que inclui, no calendário oficial da cidade, a Semana de Valorização da Moda. Giordano quer fortalecer as tradições culturais locais e ampliar a geração de trabalho e renda no município, valorizando aqueles que criam serviços e produtos.
“A lei estimula o poder público a investir em campanhas, eventos e ações de desenvolvimento da moda no município”, explica Giordano.
São diretrizes da Semana de Valorização da Moda reconhecer a identidade e culturas do município através do incentivo aos segmentos com programas de desenvolvimento e fomento, estimular o processo de formação, qualificação e visibilidade dos profissionais, promover pactos setoriais nos planos regional e incentivar a criação, implantação e a continuidade de políticas públicas no setor.
A lei cria o Selo “É de Niterói, É da Moda” para produtos criados e produzidos no município de Niterói e que comprovadamente se mostrem representativos da cultura e do estilo de vida locais.
“O Selo será concedido a criadores, produtos, objetos e obras que tenham ligação com a moda local e que possuam características originais que efetivamente sejam considerados valores agregados da marca Niterói”, explica Giordano.
Em 2013, Giordano realizou, na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública “Economia Criativa: Niterói e a Moda”, primeira a tratar o tema na cidade. De lá, saíram diversas iniciativas, dentre elas, a 1ª edição do Seminário “A Cultura da Moda”, que aconteceu no Museu de Arte Contemporânea (Mac) em dezembro do ano passado.
A Biblioteca Parque fica na Praça da República, s/nº, Centro, e o Solar do Jambeiro na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá.