Notícias

Projeto de Lei prevê política de bicicletários para Niterói

Publicado em:

O vereador Leonardo Giordano (PT) quer, através do Projeto de Lei 066/2015, instituir uma política de bicicletários (estacionamentos de bicicletas) em locais de grande movimento de pessoas na cidade. Os locais podem variar de acordo com o tempo de permanência, mas devem ser determinados em função da segurança dos ciclistas.

Segundo Giordano, a medida estimula o uso da bicicleta como alternativa de mobilidade sustentável. “A importância da bicicleta em nossa sociedade transcende as causas ambientais. A racionalização do espaço urbano e os benefícios no trânsito são fatores de relevância social na adoção da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Ela auxilia no equilíbrio social e ambiental. Para a saúde do usuário, há uma lista praticamente interminável de benefícios, como o combate a diversos problemas decorrentes do sedentarismo”, justifica.

Em São Paulo, lei semelhante já está em vigor e diversos tipos de estabelecimentos comerciais, espaços públicos e até condomínios residenciais e comerciais já oferecem espaço adequado para estacionamento de bicicletas.

A Prefeitura de Niterói já vem investindo em políticas para o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade e para reforçar a política de mobilidade criou o programa Niterói de Bicicleta. Atualmente, um grupo de trabalho formado por representantes dos principais coletivos de ciclistas do município e algumas secretarias municipais que colaboram com o programa  preparam uma campanha educativa para motoristas, ciclistas e pedestres.

Importância da bicicleta para Niterói

Niterói já conta com uma grande adesão por parte da população ao uso da bicicleta como meio de transporte. Pesquisa realizada pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sisps) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 3,22% da população das capitais se utilizam da bicicleta como meio de transporte e 8,54% nas demais cidades, o que colocaria Niterói entre 15.699 e 41.637 usuários de bicicleta.

COMPARTILHAR: