Notícias

Leonardo Giordano visita obras do Skatepart

Publicado em:

O vereador Leonardo Giordano visitou, nesta segunda-feira, dia 8, as obras do Skatepark de São Francisco. O local, de 2.500 metros quadrados, contará com obstáculos, área de manobra, muro de contenção e banheiros, que estão sendo construídos na Praça José Martí, ao lado do Praia Clube São Francisco, na orla do bairro.

A iniciativa resulta de uma série de tratativas entre o parlamentar e os skatistas de Niterói, que, em outubro, reuniram-se com o prefeito Rodrigo Neves para a assinatura do contrato que deu início à construção do espaço.

“A juventude de Niterói reivindicava esta obra há muitos anos. O Skatepark vai promover saúde, cultura e entretenimento. Os futuros campeonatos que poderão ser realizados aqui serão uma excelente oportunidade de projetar o turismo e o esporte de Niterói, nacional e internacionalmente. Incentivar a descoberta de novos talentos do skate é uma forma de combater a marginalização dessa cultura, reconhecendo, nele, o valor de uma das expressões da diversidade de nossa cidade. O prefeito Rodrigo Neves está no caminho certo!” – comemorou Leonardo.

Parte da equipe de operários é skatista. Jackson Baía é um desses esportistas que está construindo a obra:

“Aqui, quem não anda de skate está sendo levado a andar, porque, para fazer a pista, o cara tem que entender como as melhores do mundo funcionam. As mais antigas, que não foram construídas e elaboradas por quem entende, não obedeciam este critério e eram imperfeitas” – disse.

O Skatepark de São Francisco terá o nome de Carlos Alberto Parizzi, em homenagem ao subsecretário de Esportes, que morreu este ano.

Esporte e cultura   

Outro importante espaço urbano da cidade – que também está sendo revitalizado – é o Horto do Fonseca, na Zona Norte. Tratativa de Leonardo Giordano com o prefeito Rodrigo Neves, lá também será construído um skatepark – menor -, de 1.500 metros quadrados.

Além de articular as obras do Skatepark de São Francisco, o vereador elaborou, na Câmara Municipal, a Indicação Legislativa 3294/2013, sugerindo à Prefeitura que o espaço aberto sobre o Mergulhão – no trecho entre a Avenida Amaral Peixoto e a Rua Princesa Isabel – seja preenchido com um Skatepark.

Já o Projeto de Lei 199/2013 institui o primeiro de setembro de cada ano como Dia Municipal do Skate. O objetivo é incentivar e institucionalizar, ainda mais, a livre manifestação dos desportistas profissionais ou amadores adeptos a esta prática esportiva na cidade. A iniciativa é resultado da 1ª Skateata de Niterói, que em 1° de setembro do ano passado mobilizou cerca de 2000 praticantes e simpatizantes pelas ruas do município.

Na Câmara Municipal, Leonardo Giordano preside a Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico.

COMPARTILHAR: