Notícias

Leonardo Giordano debate construção do Canal da Cidadania

Publicado em:

Tema foi pauta de audiência pública da Câmara Municipal

Antigo militante da democratização do acesso popular aos meios de comunicação, o presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Niterói, o vereador Leonardo Giordano (PT), participou da audiência pública que debateu, na última sexta-feira, dia 10, a construção do Canal da Cidadania de Niterói.

Iniciativa do Ministério das Comunicações, do Governo Federal, o canal terá quatro programações: uma, do poder público municipal, outra, do estadual, e outras duas, que serão ocupadas pela sociedade civil.

“É uma oportunidade que Niterói tem de buscar canais comunitários, colocando a cidade no rol das que têm, na TV aberta, programações construídas democraticamente pelos movimentos sociais. Por outro lado, nos canais institucionais, é a chance que temos de conhecer e fiscalizar mais o que os governos estão fazendo” – disse o parlamentar, um dos signatários da audiência pública.

Assim como Niterói, todos os municípios que requisitaram o Canal da Cidadania estão na fase do pedido junto ao ministério, que avaliará o andamento do processo, com a respectiva aquisição do projeto técnico e a compra de equipamentos.

Será criado ainda um conselho municipal de comunicação, cujo objetivo é garantir que, na TV aberta, haja programações que reflitam as demandas de Niterói, com os movimentos sociais ocupando pautas importantes do canal. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro é um dos defensores deste conselho.

“Procuramos o prefeito Rodrigo Neves, que encaminhou o requerimento do canal, junto ao Governo Federal. No site do Ministério das Comunicações já consta o pedido. Agora, é hora de estudarmos a elaboração do projeto técnico e a programação. Nosso sindicato está disposto a colaborar, com profissionais e mestres em condições de ajudar na construção do Canal da Cidadania” – destacou Continentino Porto, presidente da entidade.

COMPARTILHAR: