Parque das Águas, no Centro, pode ficar mais acessível
Publicado em:Através de Indicação Legislativa, vereador Leonardo Giordano quer facilitar acesso ao local, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac)
Através da Indicação Legislativa 1704/2013, o mandato do vereador Leonardo Giordano (PT) sugere a Prefeitura de Niterói acessibilidade ao Parque Municipal Eduardo Travassos, também conhecido como Parque das Águas, que fica no Morro da Detenção, no Centro. O local, que abriga o maior reservatório de água da cidade, tem visão privilegiada do Rio de Janeiro e abriga várias espécies botânicas, algumas ameaçadas de extinção.
“Acreditamos que todos os equipamentos públicos devem ser acessíveis ao morador niteroiense e o visitante da nossa cidade. O Parque das Águas, hoje, é um dos poucos espaços de lazer que o morador do Centro tem para passar o tempo com sua família”, justifica Giordano.
O Parque das Águas, idealizado pelo engenheiro Eduardo Travassos, foi inaugurado em junho de 2006, numa Área de Preservação Permanente de 32 mil metros quadrados tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
Outros exemplos de acessibilidade em pontos turísticos
A comunidade carioca Santa Marta, que fica entre os bairros de Laranjeiras e Botafogo, abriga um maquinário chamado Plano Inclinado que facilita a vida dos moradores e se revela como potencial turístico no dia a dia local. Como o nome sugere, é uma superfície plana, com cabines amplas e panorâmicas sobre trilhos e pontos de início e fim em diferentes alturas.
Outra sugestão de acesso é um elevador, que pode ser panorâmico, como o Elevador Lacerda de Salvador, na Bahia.