Feira de artesanato do Campo de São Bento pode virar Patrimônio Cultural de Niterói
Publicado em:Vereador Leonardo Giordano quer proteger os bens da cidade
O vereador Leonardo Giordano (PT-RJ), presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Niterói quer elevar a Feira de Artesanato do Campo de São Bento a Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Essa modalidade de tombamento compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos recebem de seus ancestrais e passam a seus descendentes.
A feira, que acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h, é a maior e mais tradicional da cidade. Conta com quase 300 expositores que vendem quadros, artigos para decoração, roupas, bolsas, acessórios, alimentos e outros produtos artesanais.
“Tombar a feira é reconhecer o valor e a importância desse bem cultural para a nossa cidade. Ela faz parte da identidade cultural de Niterói e precisa ser preservada”, justifica Leonardo.
O tombamento é previsto no artigo 216 da Constituição Federal: “O poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento, desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação”.