Notícias

Dia da Economia Solidária pode entrar para o calendário anual de Niterói

Publicado em:

Incentivador do artesanato, uma das interfaces da economia solidária, Giordano quer aumentar o número de ações e campanhas acerca do tema 

Através do Projeto de Lei 221/2014, o mandato do vereador Leonardo Giordano (PT) quer instituir o Dia da Economia Solidária em Niterói. Ao incluir a data no calendário anual da cidade, ele pretende aumentar a realização de eventos públicos, ações e campanhas acerca do tema. O parlamentar vem apoiando o artesanato no município – uma das interfaces da economia solidária – através de políticas públicas de incentivo e valorização.

“Trazemos esta data comemorativa para âmbito municipal com a finalidade de incentivar e difundir o tema em nossa cidade, que já se destaca através de ações e iniciativas, como, por exemplo, o artesanato, que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade”, justifica o parlamentar.

Niterói já conta com oito feiras de artesanato espalhadas pela cidade e pode ganhar mais uma, na orla da Praia de Piratininga, através de Indicação Legislativa protocolada pelo parlamentar. Segundo Rosane Calôr, coordenadora da Casa do Artesão, as feiras valorizam os artistas locais e geram emprego e renda. “Alguns expositores chegam a ganhar cerca de R$ 4 mil por mês”.

Nacionalmente, a Economia Solidária é comemorada no dia 15 de dezembro. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a Economia Solidária um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. “Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem”.

Conheça outras iniciativas 

Em junho deste ano, o Banco Comunitário do Morro do Preventório, em Charitas, foi um dos 48 projetos selecionados pelo concurso de Boas Práticas em Economia Solidária do BNDES. Foram 150 inscritos de todo Brasil. O valor do prêmio, R$ 20 mil, foi para o fundo do banco, de onde sai empréstimos para empreendedores locais e moradores.

Em dezembro de 2014, a Prefeitura de Niterói reuniu agricultores orgânicos e artesãos no Festival de Economia Solidária, no Campo de São Bento. Além de oferecer ao público produtos saudáveis, o Festival contou com oficinas, vídeos, roda de conversa e feira de trocas. Os visitantes também trocaram materiais recicláveis, como o lixo eletrônico e o óleo de cozinha usado por uma muda de planta.

 

 

COMPARTILHAR: