Notícias

Comemorações pelo dia do idoso já começaram

Publicado em:

Na Câmara, diversas iniciativas visam proteger direitos da terceira idade

As comemorações pelo Dia Nacional do Idoso (1º de outubro) começaram hoje pela manhã, 29, na Câmara Municipal de Niterói, com solenidade de abertura da “Semana de Valorização da Pessoa Idosa”, que acontece na cidade até o dia 06. O dia do idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal para refletir sobre direitos e dificuldades de um grupo que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa 10,8% da população total do país.

Em Niterói, existem diversas iniciativas voltadas à terceira idade, como academias de ginástica a céu aberto e aulas de capacitação para o uso de novas tecnologias. São programas que além de cuidar da saúde física, se preocupam em estimular o convívio social e valorizar a autoestima.

Para evitar que os idosos se machuquem durante a prática da musculação sem auxílio de um profissional, o vereador Leonardo Giordano propôs uma indicação legislativa que sugere à Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Niterói, a presença de profissionais de Educação Física nas Academias da Terceira Idade (ATIs) distribuídas pela cidade. “Sabemos que não é recomendado o exercício sem orientação profissional, portanto, é pertinente que tenhamos um professor habilitado para supervisionar quem se exercita nesses locais”. A proposta ainda tramita na Câmara.

O vereador lutou também pelo fim do uso da biometria nos ônibus municipais, que acabou sendo desobrigada pelo prefeito Rodrigo Neves. “Muitos idosos relataram dificuldades na hora da identificação digital. Alguns chegaram a pagar a passagem para evitar constrangimentos no interior dos veículos”. O problema gerou um movimento no Facebook intitulado ‘A revolta do dedão em Niterói’, onde foram compartilhados, em sua maioria, casos de desrespeito.

“O Estatuto do Idoso regulamenta a gratuidade do transporte em todo o território nacional, e garante o acesso à gratuidade através da apresentação de qualquer documento pessoal que comprove a idade. Nada pode suplantar esse direito. Mais que assertiva, a decisão do prefeito foi justa”, complementa Giordano.

O evento de hoje, promovido pela Prefeitura de Niterói através da Secretaria de Assistência Social, contou com a presença de diversas autoridades, tais como o Secretário Municipal de Assistência Social Bira Marques, a Secretária Executiva Maria Célia, a Presidente do Conselho do Idoso Magaly Lucinda da Mata, do Promotor João Carlos Brasil e do vereador Andrigo de Carvalho.

COMPARTILHAR: