Notícias

Cinema Icaraí: Segundo a UFF, projeto está em fase de levantamento de custos

Publicado em:

A Audiência Pública do Cinema Icaraí, que aconteceu na noite de ontem (11), na Câmara Municipal de Niterói, trouxe novos esclarecimentos sobre o andamento do projeto de restauração do cinema e construção de um centro cultural multiuso no local. Segundo a Universidade Federal Fluminense (UFF), que adquiriu o imóvel em 2011, a estrutura do prédio não está comprometida e o projeto básico para restauração já está concluído, sendo a próxima fase a de levantamento dos custos.

“A reincorporação do cinema Icaraí à cidade é uma tarefa de todos e a luta pela obtenção de recursos deve ser uma ação conjunta entre os atores sociais e os legisladores. A UFF já fez a salvaguarda do prédio, agora vamos nos articular com outras instâncias que ajudem a recuperar esse bem. Reafirmamos a importância do diálogo, porque a luta pelos recursos é conjunta”, disse Leonardo Guelman, Superintendente de Arte e Cultura do Centro de Artes UFF.

O deputado Waldeck, que vem participando da luta pelo Cinema Icaraí desde que atuou como vereador em Niterói, reafirmou a importância da articulação conjunta para as obras de reforma e restauração. “Sugiro uma reunião com a bancada federal do Rio de Janeiro para tentar viabilizar a produção de emendas parlamentares no orçamento de 2016 em favor do projeto. É um caminho interessante para que a solução possa se materializar”, sugeriu.

Em 2011, Waldeck foi o vereador responsável pela indicação legislativa enviada ao então ministro Fernando Haddad que propôs a desapropriação do espaço pelo Ministério da Educação (MEC) e a sua incorporação ao patrimônio da UFF. “O cinema é um importante patrimônio histórico-cultural de Niterói e, por isso, lutamos muito pela sua conservação e para evitar que caísse nas mãos da especulação imobiliária”, enfatizou.

Segundo Martha de Luca, Assistente Inter-estadual da UFF, o processo pode parecer longo, mas os percalços e situações inerentes foram necessários. “A etapa de identificação e conhecimento do bem, assim como a identificação do que precisa ser realmente recuperado precisava acontecer e já aconteceu. A empresa que venceu a licitação (Retrô – Projetos de Restauro Ltda) já fez o anteprojeto e agora está elaborando o projeto básico de restauração”, garantiu.

Leonardo Giordano, que vem encabeçando a luta pelo Cinema Icaraí desde que ele foi fechado e virou alvo da especulação imobiliária, elogiou o resultado da audiência pública e anotou apontamentos para o acompanhamento do tema. “A reunião de hoje cumpriu seu papel de ouvir a UFF e os fazedores de cultura da cidade no sentido de articularmos, junto ao poder público, e em parceria com os movimentos sociais, os recursos necessários para a revitalização de um dos mais importantes equipamentos culturais de Niterói. Não vamos poupar esforços para articular ações e propor emendas como forma de alavancar os recursos”.

A audiência foi presidida pelo vereador Leonardo Giordano (PT-RJ), autor do requerimento pela sua realização, e contou ainda com a presença do Secretário de Cultura Arthur Maia, do Superintendente da Fundação de Arte de Niterói (FAN) Victor de Wolf, do presidente do Conselho Municipal de Cultura Leonardo Simões, do Superintendente de Arquitetura e Engenharia da UFF Luiz Augusto Cury, do vereador Bira Marques (PT), de representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais, como o “Cinema Icaraí Já” e o Conselho Comunitário da Orla da Baía (CCOB).

 

 

 

COMPARTILHAR: