Cinema Icaraí: obras que vão transformá-lo em centro cultural já podem começar
Publicado em:Foi aprovado na sessão plenária de ontem (21), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 182/2014, da Prefeitura de Niterói, que dispõe sobre a cessão dos imóveis que abrigavam o antigo Cinema Icaraí para a Universidade Federal Fluminense (UFF). A desapropriação em favor da Universidade vai viabilizar os investimentos necessários à restauração do prédio e em benefício da população de Niterói. No local, está prevista a construção de um centro cultural.
O prédio do antigo cinema, que foi erguido entre as décadas de 1930 e 1940 em estilo art déco, foi palco de inúmeras manifestações lideradas pelo vereador Leonardo Giordano, que na Câmara atua também como presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico. As lutas eram contra o abandono do local e a aquisição pela especulação imobiliária, que tinha planos de erguer mais um espigão.
A primeira medida de proteção foi o seu tombamento, em 2001, através da Lei 1838, de 04 de junho. Era apenas o início da luta pela manutenção do uso ao qual o prédio foi consagrado por décadas.
Leonardo Giordano sempre se posicionou a favor do uso do imóvel como centro cultural, mantendo preservadas não somente as suas características originais, mas a atividade cultural que subsistia no local. A sugestão de desapropriar o prédio em favor da UFF foi realizada na primeira audiência pública convocada pelo vereador, no ano de 2001. Outras se seguiram. Nas ruas e nas redes sociais, organizou, juntamente com movimentos sociais e a população niteroiense, diversos atos e intervenções artísticas.
“O Cinema Icaraí representa um marco na memória do niteroiense, sendo também este o último exemplar de cinema de rua da cidade. É uma grande vitória”, comemora Leonardo Giordano.
Centro Cultural
A previsão é que o Cinema Icaraí seja transformado em um espaço multiuso, que terá um centro cultural com sala de música, cinema e salas de exposições de arte; um centro de lazer com espaços de convivência, alimentação, recreação e salas para ensaios e apresentações; e um espaço para salas empresariais.
Os imóveis que compõem o prédio estão situados na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, nº 161 e Rua Álvares de Azevedo, nº 21, aptos. 101, 102, 201, 203, 205 3 301, e nº 23, aptos. 302 e 304.
Transformar o antigo prédio do Cinema Icaraí em centro cultural é uma luta histórica de Leonardo Giordano