Cerimônia vai homenagear Abdias Nascimento, ativista do movimento negro
Publicado em:No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o mandato do vereador Leonardo Giordano vai realizar, no dia 28 de novembro, juntamente com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, uma cerimônia para homenagear o centenário de Abdias Nascimento, ativista do movimento negro que contribuiu, de forma relevante, para a defesa dos direitos civis e humanos dos afrodescendentes do Brasil e do mundo. O evento acontece no Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói, às 10h.
Foi convidada para receber a homenagem a viúva do ativista, a professora Elisa Larkin Nascimento, diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), fundado por Abdias.
Ativista do movimento negro desde a década de 1930, Abdias fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e criou, em 1981, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura. Ele também foi deputado federal, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994.
Abdias também desenvolveu aspectos dessa luta na área da cultura. Publicou mais de 20 livros, organizou revistas, antologias e coletâneas que registram a sua atuação cívica e cultural, bem como as realizações das entidades que criou. Sua peça Sortilégio tem duas versões, ambas traduzidas ao inglês.
Em 2013, a Comissão da Verdade do Rio, de forma articulada com as secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e Educação, conseguiu alterar o nome da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Nova Iguaçu, para Abdias Nascimento.
O ativista faleceu no dia 24 de maio de 2011, por complicações cardíacas, aos 97 anos.