Bloco Saias na Folia ganha Diploma Heloneida Studart de Cultura
Publicado em:Para Leonardo Giordano, que vem apoiando os carnavais de rua de Niterói, o bloco feminino merece todo reconhecimento
O Bloco Carnavalesco & Cultural de Niterói, Saias na Folia, foi contemplado, ontem (26), com o Diploma Heloneida Studart de Cultura, honraria concedida a personalidades e organizações promotoras de cultura no Estado do Rio de Janeiro. Formado somente por mulheres, o grupo existe há seis anos. O vereador Leonardo Giordano, que na Câmara Municipal preside a Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico, e vem apoiando os carnavais de rua de Niterói, define como muito justa a premiação.
“O Saias na Folia vem lutando corajosamente pelo resgate dos carnavais de rua da cidade, por isso merece todo reconhecimento. Reconhecer seu papel e considerar a relevância de sua organização para a história das lutas populares é um compromisso com a superação definitiva de toda forma de preconceito e violência contra a mulher”, explica. A comissão de seleção, encabeçada pelo deputado Zaqueu Teixeira (PT), avaliou a indicação dos nomes, feita pela população, por critérios de relevância cultural e diversificação das linguagens e regionalidades. A entrega do prêmio aconteceu durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) e foi feita à presidente da agremiação, Rita Dirr. “É importante para um bloco de mulheres ser culturalmente reconhecido. Este diploma reconhece o trabalho do Saias na Folia no Carnaval e no samba de Niterói!”, comemorou. Diploma Heloneida Studart Aprovado pela comissão em 2009, o Diploma Heloneida Studart foi entregue apenas uma vez, em 2011, premiando os atores Marco Nanini e Sylvia Bandeira, a escritora Ana Maria Machado e o jornalista Chico Pinheiro. Este ano, serão feitas homenagens a pessoas e organizações de áreas como de Arquitetura e Urbanismo; Arte Digital; Circo; Culturas Afro-brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Dança; Música Erudita; Música Popular e Teatro.