Notícias

Bem TV é reconhecida Utilidade Pública e amplia captação de recursos para novas iniciativas

Publicado em:

No último dia 10 de dezembro, nosso mandato conseguiu aprovar, em votação na Câmara Municipal, que a  Bem TV, organização civil sem fins lucrativos que trabalha a comunicação e a educação para comprometer jovens com a construção de uma sociedade solidária, fosse declarada utilidade pública. O título é destinado às entidades em reconhecimento a serviços relevantes por elas prestados, de maneira desinteressada, à sociedade e amplia as perspectivas de captação de recursos para a viabilização de projetos. Com essa vitória reconhecida na Câmara, a entidade poderá receber, dentro da lei, a doação de vinte computadores de última geração que serão destinados a uma oficina de edição de vídeo.

A Bem TV sobrevive, desde 1990, a partir de parcerias com a iniciativa privada e a cooperação internacional. Através da prestação de serviços de produção de vídeos e fotografia a organização paga aluguel e contador. Em seus primeiros 10 anos atuou produzindo e exibindo vídeos em sete comunidades de Niterói: Largo da Batalha, Viradouro, Morro do Cantagalo, Monan, Castro Alves, Lara Vilela e Morro do Preventório, em Charitas. Nessa última comunidade a Bem TV promoveu um curso de produção audiovisual que deu origem ao “Grupo Nós na Fita”, projeto permanente da entidade.

Hoje,  a Bem TV aposta na comunicação como metodologia de educação e conta com sete funcionários fixos. Desses, cinco são oriundos das oficinas da entidade. A coordenadora-geral do grupo é egressa de uma oficina realizada no Morro do Preventório em 1992. O público-alvo, inicialmente identificado como “qualquer público organizado”, ganhou contornos mais delimitados, priorizando jovens, adolescentes e educadores. Além do trabalho com vídeo, as atividades atuais se relacionam com outras mídias e formas de expressão como jornais comunitários, fotografia e Internet. Segundo Marcia Correa e Castro, jornalista e fundadora da Bem TV, permanece, do projeto original, o sonho de ter a comunicação a ajudando a construir uma sociedade mais solidária.

A entidade atua com duas Linhas de Ação: Além de elaborar, executar, sistematizar e disseminar processos pedagógicos voltados para jovens usando a comunicação como metodologia, atua na promoção do intercâmbio de conhecimentos entre a sociedade civil organizada e as escolas, visando o aprimoramento das políticas públicas de educação.

No centro da foto, Marcia Correa e Castro, jornalista e fundadora da Bem TV, ladeada por funcionários da entidade.

No centro da foto, Marcia Correa e Castro, jornalista e fundadora da Bem TV, ladeada por funcionários da entidade.

 

 

 

COMPARTILHAR: