Notícias

Aldeia Imbuhy: Luta pela permanência continua

Publicado em:

Moradores visitaram a Câmara Municipal ontem, 01, para pressionar o reconhecimento da condição da Aldeia como comunidade tradicional

Moradores da Aldeia Imbuhy, em Jurujuba, estiveram ontem, 01/09, na Câmara Municipal, para chamar a atenção para a luta pela permanência no local. Eles aguardam, do governo municipal, a homologação de um documento que reconhece a aldeia como comunidade tradicional. O título fortalece a garantia dos direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais.

Em junho, três famílias fora removidas e tiveram suas casas demolidas pelo Exército Brasileiro, que reivindica a posse das terras e pressiona os moradores a deixarem o local, há anos. Relatos, fotos e documentos comprovam que a comunidade foi fundada antes da construção do Forte.

“Além de terem servido ao país como olheiros da costa, os moradores do Imbuhy descendem de Dona Flora Simas de Carvalho, mulher que bordou a primeira bandeira nacional. A história da Dona Iaiá, como era conhecida, e dos demais, não pode ser apagada. Vamos seguir lutando”, completou Giordano.

Em maio deste ano, Leonardo conseguiu aprovar a Lei 3140/15, tombando o conjunto arquitetônico, paisagístico, histórico e etnográfico da Aldeia. Ela reforça a defesa pela permanência dos moradores.

Moradores em dia de pesca no Imbuhy

Moradores em dia de pesca no Imbuhy

Acompanhe a página S.O.S Aldeia Imbuhy no Facebook.

 

COMPARTILHAR: